COACHING: POKER, UMA NOVA VISÃO
Vejo muitos iniciantes se interessarem por coaching ainda que tal programa seja útil e até mesmo indispensável para todos os níveis de atletas de poker (profissionais, amadores, regulares e recreativos).
O nível intermediário é sem dúvida o que apresenta mais problemas com isso, pois, quem pertence a este nicho têm alguns bons resultados para se considerar autossuficiente e vícios suficientes para impedir que passem para o próximo nível. O coach/treinador o ajudará a chegar no próximo nível!
Já os atletas de nível avançado, embora possam parecer que não precisem de coaching, quer pelo nível técnico que já alcançaram ou pelos seus resultados e lucratividade, também não deveriam negligenciar tal programa.
Falo isso, porque, para que todos aqueles que encaram o poker com seriedade e, mais que isso, que possuem grandes ambições no jogo, cheguem à seguinte conclusão:
COACH, É FUNDAMENTAL! Tanto para quem quer ser PROFISSIONAL, quanto para os RECREATIVOS!
Isso é um fato! No início, investi pouco em coachings! Foi um grande erro!
Hoje em dia, minha prioridade é estar me atualizando e/ou me aperfeiçoando continuamente. Faço isso com meu TIME junto com os meus Mentores que tanto tem me ajudado!
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências, focado em ações do coachee (atletas /cliente) para a realização de suas metas, objetivos e desejos.
“Jogar poker é uma delícia…, mas primeiro Você aprende e depois joga! ” by: Thiago Decano
Uma vez aceita esta verdade, devemos passar à segunda etapa que, necessariamente, depende de autoanálise dos atletas, avaliação essa totalmente desprovida de orgulho e com a humildade necessária para reconhecer que o acompanhamento profissional é mais que necessário.
Além disso, quando analisar seu próprio jogo e histórico, o atleta/aluno deve se colocar numa categoria compatível ao seu nível técnico.
Saber qual o seu nível é o primeiro passo obrigatório para iniciar um programa de coaching que realmente possa lhe trazer bons frutos e não representar mera perda de tempo e dinheiro.
Após enquadrar-se numa dessas categorias, o último passo é escolher o seu coach/treinador, no caso eu, “Cleber Sinesio”.
EM QUAIS DESSES NÍVEIS VOCÊ SE ENCAIXA?
NÍVEIS DE ATLETAS:
1. ATLETA INICIANTE
Vamos considerar iniciante o atleta que, embora tenha pretensões sérias no poker (pré-requisito indispensável para qualquer atleta que procura um programa de coaching), não está muito seguro ou nem mesmo conhece os princípios mais básicos do jogo.
Para essa categoria, procurar por um coach pode ser perda de tempo e dinheiro já que é fundamental começar a estudar e entender os princípios mais elementares do jogo sob pena de não entender 90% dos fundamentos que seu treinador venha lhe transmitir.
Se você, apesar de iniciante, domina o inglês, as possibilidades são praticamente infinitas, já que temos na internet muitos conteúdos disponíveis gratuitamente como nos fóruns, blogs e youtube. Isso tudo o ajudará em sua evolução tanto dentro do jogo quanto fora dele.
Outra boa opção são as escolas online, como é o caso do SENSEI POKER, INAGAME, RAISE YOUR EDGE onde, por um valor fixo, o atleta pode ter acesso a muitas vídeo-aulas e fórum em português e inglês, com valor bem acessível para a maioria dos atletas.
2. ATLETA INTERMEDIÁRIO
Esta categoria compreende os atletas que já possuem alguma experiência no jogo, já alcançaram bons resultados, mas certamente têm muito a melhorar para subir o nível e aumentar sua lucratividade.
Como já dito, os intermediários, por experimentarem enorme evolução já que um dia foram absolutamente leigos, tendem a superestimar suas qualidades e maquiar ou nem mesmo perceber seus leaks (pontos fracos).
Se você é um atleta que está quase seguro em se profissionalizar, mas que, ao mesmo tempo, parece que, o que está faltando é algo sublime, abstrato ou não identificável, é provável que o coaching lhe traga as respostas necessárias para que o seu nível dê outro salto assim como foi quando deixou de ser iniciante.
Se o que estou falando, parece se ajustar perfeitamente à sua atual situação, não tenha dúvida de que um bom programa de coaching, além de mais estudo, podem lhe trazer bons frutos em curto, médio e principalmente a longo prazo.
3. ATLETA AVANÇADO
Esta categoria engloba todos aqueles que já vivem do jogo, são ganhadores e realmente possuem uma carreira sólida, dominam os pilares fundamentais, mas terão que continuar a se aperfeiçoar, porque o poker é mutante e sempre estará em constante evolução.
Esse ponto é importantíssimo para este nível na medida em que, ao considerar o poker como uma atividade extremamente dinâmica, na qual alguns conceitos lucrativos de anos atrás, e até mesmo algumas jogadas padrão daquele tempo, já não se parecem tão corretas atualmente (pois os seus oponentes tendem a melhorar diariamente) a saída para manter sua distância deles, é se atualizar continuamente para melhorar também.
É aquela velha máxima em ação:
"O poker é um jogo que leva minutos para se aprender e uma vida inteira para se dominar!"
Adicionaria até que, além disso, é impossível de esgotar o assunto já que o jogo pode se apresentar de forma tão diversificada quanto as pessoas envolvidas nele se apresentam.
“Lembre-se que para tudo no poker a administração do bankroll (banca/fundo de investimento) deve ser o ponto de partida, pois, sem dinheiro não há jogo e um atleta genial quebrado não difere em nada de um perdedor também descapitalizado. ”
OBJETIVO:
O objetivo do projeto, “POKER, UMA NOVA VISÃO”, é ensinar os alunos a pensar POKER. Com esse processo você poderá criar suas próprias estratégias. E logicamente, será ensinado todas as estratégias que venho desenvolvendo ao longo dessa jornada.
Para saber mais sobre o Cleber Sinesio, vai no menu SOBRE!
Espero que o conteúdo o elucide e esclareça alguma de suas dúvidas.
Um forte abraço!