A depressão é o termo atual para se referir a algo mais amplo, ou seja, uma impossibilidade de lidar com o vazio.
O termo depressão passa a ser utilizado amplamente e com uma variada significação.
É empregado para designar um estado afetivo comum, assim sendo uma tristeza profunda que nos arrebata, quando vivemos algum acontecimento doloroso, alguma frustração no trabalho ou na vida amorosa ou quando perdemos alguém a quem tínhamos muita estima.
É usado, também, para nomear um sintoma associado a diferentes quadros clínicos, como esquizofrenia, alcoolismo, neurose. Assim como para indicar uma síndrome, ou seja, uma patologia associada a sintomas específicos, que definem um quadro clínico, ou mesmo indicar uma doença, podendo daí derivar diversas definições a depender da corrente científica que lhe toma como objeto (TEIXEIRA, 2012).
Em um momento da minha vida, cheguei a dizer que DEPRESSÃO era frescura, que era bobagem. Até descobrir que já tinha vivido ou estava vivendo isso a muitos anos.
E a ficha só foi cair mesmo, depois que me dei conta de que já tinha mais de 6 meses que eu não saia de dentro de casa, exemplificando, do meu (quarto). Não via mais os meus amigos, nem familiares, não estava comendo direito.
Não dá para descrever a sensação desse momento por palavras, mas a minha doar baseava-se em:
Significado da vida!
Culpa!
Arrependimento!
Sofrimento!
Solidão!
Rompimento!
Acusação!
Tristeza!
Vergonha!
Dúvida! Autopunição!
Medo!
E outras variáveis que só quem já viveu sabe.
Ou seja, um pouco mais de 300 milhões de pessoas no mundo que vivem nesse estado.
Eu mencionei estado?
Isso mesmo!
A DEPRESSÃO É UM ESTADO!
No primeiro momento você não escolheu estar depressivo, mas a forma como você escolheu viver o levou a esse estado.
E quando as pessoas decidem pelo suicídio é porque elas não estão suportando tamanha dor. Ou perdeu todos os motivos e significados para viver.
SERÁ QUE EU NUNCA PENSEI NESSE TIPO DE ATO?
E vou dizer pra vocês que no momento mais tenso pelo que passei, perder qualquer membro do meu corpo doeria menos que todas as dores juntas e acumuladas que citei acima.
O QUE ME FEZ DAR A VOLTA POR CIMA? Eu sempre busquei o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento emocional e mesmo assim eu ainda consegui entra nesse ESTADO. E vou ser sincero com vocês, no momento mais difícil da minha vida eu estava ao lado de pessoas maravilhosas no (LUZ E VIDA), que queriam o meu bem e mesmo sem me conhecerem me acolheram, me ajudaram e mesmo assim EU PERMANECIA nessa ESTADO.
Porque?
No momento mais complicado da minha vida ao invés de buscar ajuda e compartilhar esse problema de magnitude insuportável eu simplesmente camuflei minha dor, escondi das pessoas que tinham condições de me socorrer. Me isolava! Tinha medo de me expor! Tinha vergonha de mostrar-me frágil!
E PORQUE, CARGAS D’AGUA PRECISAMOS NOS MOSTRAR FORTES EM MOMENTOS DE FRAGILIDADE?
A resposta é bem simples!
Não precisamos ser fortes em momentos de vulnerabilidade!
O que precisamos mesmo é nos desvencilharmos dessas amarras que nos puxa para o fundo do poço e compartilhar nossa dor com quem de fato pode nos ajudar.
Primeiramente, compartilhemos em orações ao nosso pai amando, nossos guias ou qualquer que seja a divindade que traga paz de espírito em sua vida. Seremos acolhidos se solicitarmos socorro, mas preferirmos escolher não pedir ajudar. Depois, cerquemo-nos de pessoas amáveis, carinhosas e gentis. Independentemente da situação que estejamos passando, a energia e/ou vibração dessas pessoas vai nos confortar.
E A FÉ ONDE ENTRA? Tudo na vida passa! Os momentos felizes! Os momentos tristes! Tudo passa! Confie em Deus e no invisível que está para nos ajudar e não para nos punir. Como sempre falo:
“Confie sem questionar!” E para eu estar falando tudo isso, tive que vivenciar. Felizmente! Outra frase que uso muito é a seguinte: “Deus perdoa sempre! O ser humano, perdoa às vezes! Mas a vida, a vida não perdoa!” Somos responsáveis pelas nossas escolhas! Independentemente do karma que tenhamos ou dos débitos do passado!
O que me ajudou muito foram os poderes essenciais que estão para todos nos. Mas preferimos negligenciar tais poderes.
O PRIMEIRO É O PODER DO PERDÃO me ajudou muito nesse período! O SEGUNDO FOI O PODER DA GRATIDÃO fez toda a diferença! O TERCEIRO SÓ PODERIA SER O PODER DO AMOR que me ajudou a voltar a sorrir! O QUARTO PODER FOI O DA POSITIVIDADE que me ajudou a tirar o véu do VITIMISMO e do MIMIMI da vida! E O QUINTO PODER É O DA PACIÊNCIA que me fez suportar esse período doloroso! Nos dias de hoje, onde muitas pessoas estão estressadas e ansiosas, a tendência é elas entrarem nesse ESTADO DEPRESSIVO. Por isso eu bato na tecla de um mantra que criei “CORPO FORTE, ESPIRITO INDESTRUTÍVEL e MENTE INABALÁVEL!”
Pois,
A saúde física é o pilar! A saúde emocional é a segurança! E a saúde espiritual é o equilíbrio. Esse meu mantra tem uma pequena falha e foi uma amiga e orientadora quem me ajudou a corrigir.
Ela nas entre linhas me disse o seguinte: Se você alimentar o espírito com os conteúdos certos, automaticamente, seu corpo vai se tornar mais saudável e sua mente mais lúcida. Eu estava pensando em fazer esse depoimento daqui 6 meses a 1 ano de uma outra forma.
Mas ter a oportunidade de fazê-lo agora vai me dar um norte quanto as minhas pretensões. Espero que ajude a todos e principalmente você!
As pessoas precisam de ajuda! Mas acredite, elas até querem pedir ajuda, mas não conseguem. Quem puder ajudar, compartilhar e deixa seu apoio para quem necessita ser escutado ou até mesmo de um abraço, faça!
Gostou desse conteúdo?
Comente e sugira novos tópicos.
Fiquem com Deus!
E lembrem-se:
ISSO TAMBÉM PASSA!
“Havia um homem que costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita:
ISSO TAMBÉM PASSA…
Então perguntaram à ele o por quê disso…
Ele disse que era para se lembrar que, quando estivesse passando por momentos ruins, poder se lembrar de que eles iriam embora, e que ele teria que passar por aquilo por algum motivo. Mas essa placa também era pra lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, que não deixasse tudo pra trás, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam de novo…
E é exatamente disso que a vida é feita:
MOMENTOS!
Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, pro nosso próprio aprendizado.
Por algum motivo…
Nunca esqueça do mais importante:
NADA É POR ACASO! Absolutamente nada.
Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte da melhor forma possível”.
(Chico Xavier)
Comments